Projecto LOCAPASS - campanha MREA'03 e resultados conseguidos


1. Estudo Teorico: nesta fase foi conseguido efectivamente provar com dados reais adquiridos anteriormente que é possível localizar fontes acústicas em modo passivo utilizando apenas 4 sensores e desconhecendo o perfil de temperatura na coluna de água [Felisberto 2003]. Com um número superior de sensores torna-se possível estimar não só a posição da fonte mas também o meio de propagação [Jesus 2002a, Jesus 2002b, Soares 2002a, Soares 2003a]. Entre as fontes localizadas durante estes testes encontram-se por exemplo navios na zona de trabalho. O trabalho efectuado deu origem a 2 publicações em revistas internacionais e 7 publicações em conferências internacionais com revisores e actas, uma das quais convidada (veja publicações).

2. Concepção e realização do sistema de captação de dados: tendo-se concluido que se tornava mais dispendioso, e extremamente complexa, a modificação de um sistema existente com o objectivo de realizar o sistema de captação de dados acústicos real, foi decidido avançar com a concepção de um sistema de raíz. Assim desenvolveu-se a Acoustic Oceanographic Buoy, hoje na sua versão 0 - AOB.V0.
A AOB tem como característica principal a de ser um sistema de fácil manipulação, leve e de reduzidas dimensões. Em versões posteriores tenderá para as dimensões e o peso de uma sonobuoy.  Tem no entanto um número de hidrofónes elevado (4 na versão 0 mas até 8 em versões posteriores) e uma gama de frequências alargada ate 15 kHz, o que lhe confere a capacidade de ser utilizada seja em trabalhos de detecção sonar como também, localização de fontes, tomografia, estimação ambiental rápida (rapid environmental assessment - REA) e comunicações acústicas submarinas.

AO-Buoy on the R/V Alliance deck
AOBuoy - no convés do R/V Alliance, 23 Junho 2003, norte da Ilha de Elba (Itália).
Peso: 90 Kg
Dimensões: altura - 1.30 m; diâmetro: 23 cm; mastro: 2.30 m
Hidrofónes: 4 (15, 60, 75 e 90 m)
Banda: 10 - 15000 Hz
Armazenamento: 60 GB
Comunicações: wireless lan 2.4 GHz (1w)
Localização: GPS c/ base de tempo 1 micro s de precisão
GPS & wireless lan antennas AOBuoy: mastro com antenas e reflector radar

Antena GPS para localização em tempo real e sincronização temporal (1 micro s de precisão)

Antena Wireless lan: monopole 2.4 GHz, amplificador 1 W
AOB top cover
AOBuoy: tampa superior

Tampa superior com: base do mastro, bucins das antenas de GPS e Wireless lan e com os
conectores Ethernet (100 Mb/s) e de alimentação para funcionamento no convés.
AOB bottom cover
AOBuoy: tampa inferior

Tampa inferior com: conectores dos hidrofónes e ligação ON/OFF  temporizada depois de
tocar na  água. Suporte do peso do array no centro da estrutura.
AOB array
AOBuoy: antena de captores

Antena de captores acústicos no convés do R/V ALLIANCE antes de ser lançada
(21 Junho 2003)
AOB hydrophone
AOBuoy: hidrofóne

Hidrofóne: sensor piezoeléctrico com pre-amplificador integrado, banda 100-15000 Hz,
sensibilidade -190 dB.


3. Teste durante a campanha MREA'03: devido a atrasos sucessivos das campanhas de mar programadas pelo Instituto Hidrográfico, deciciu o Investigador Responsável avançar com o teste de mar da AOB.v0 durante a campanha MREA'03 organizada pelo NATO Saclantcen Undersea Research Centre, La Spezia, Itália, na área a norte da Ilha de Elba durante o mês de Junho de 2003. A participação nesta campanha teste teve lugar como um teste preliminar no âmbito do REA - Joint Research Project, do qual o CINTAL/UALg faz parte. Outros parceiros deste JRP são: a Université Libre de Bruxelles (ULB), o Instituto Hidrográfico (IH) e o Royal Netherlands Naval College (RNLNC).

AOB-deployment during MREA'03


















Lançamento da AOBuoy a bordo R/V ALLIANCE.
Ilha de Elba (Itália), 23 Jun 03
AOB at sea
















A AOBuoy após lançamento no dia 23 Jun 03
durante a campanha MREA'03
Recovering the AOB
















Recuperação da AOBuoy a bordo do
R/V ALLIANCE, dia 23 Jun 03
AOB team during MREA'03















A equipa de trabalho do SiPLAB/UALg e a AOBuoy durante a campanha MREA'03, a bordo do R/V ALLIANCE, norte da Ilha de Elba (Itália).
22 Jun 03


Agradecimentos


Aos participantes na campanha Cristiano Soares e António Silva, ao Saclantcen, ao Comandante do R/V ALLIANCE e respectiva tripulação, ao cientista responsável pelo MREA'03, E. Ferreira Coelho, pessoal do Saclantcen e finalmente a colaboração de J.P. Hermand (ULB e RNLNC)  na disponibilização das fotos tiradas durante a campanha de mar.