Mapeamento espacial de perturbações da temperatura do oceano por integração sistemática de dados acústicos e medições in-situ

P. Felisberto and S.M. Jesus pfelis@ualg.pt  and sjesus@ualg.pt 
SiPLAB-FCT, Universidade do Algarve
Campus de Gambelas, 8005-139 Faro, Portugal

Comments: download pdf
Ref.: in Jornadas do Mar: um Oceano de Oportunidades, Escola Naval, Lisboa, Novembro 2005.

Abstract : O conhecimento das perturbações da temperatura/velocidade do som numa área do oceano é de primordial importância para um vasto conjunto de aplicações, entre as quais se contam o sonar, as pescas, etc. O método clássico utilizado para construir essa imagem da temperatura do oceano baseia-se em medições in-situ com recurso a equipamentos tais como o CTD, XBT e cadeia de termistores. Este método fornece informação com alta resolução nos pontos onde se realizam as medições, sendo todavia moroso para construir uma imagem espacial. Mais recentemente, a tomografia acústica submarina, desenvolveu métodos para inferir perturbações da temperatura/velocidade do som do oceano a partir de transmissões acústicas. Um dos aspectos relevantes da tomografia acústica é que uma medição cobre todas as perturbações que ocorrem entre o emissor e o receptor acústico, os quais podem estar a distâncias da ordem das dezenas de quilómetros ou mais. Estas perturbações são integrais, isto é reflectem uma média das perturbações observadas ao longo do canal de propagação. Historicamente, os dois métodos têm sido tratados independentemente, embora a sua integração possa potencialmente permitir ganhos em termos de custos e disponibilidade da informação. Neste trabalho apresentaremos um método de mapeamento espacial de perturbaçães da temperatura que integra de forma sistemática a informação obtida por tomografia acústica e medições in-situ. Serão apresentadas simulações da aplicação do método a situações realísticas descritas na literatura e observadas nas campanhas de mar em que participou o Laboratório de Processamento de Sinais da Universidade do Algarve. Discutiremos o método apresentado do ponto de vista da distribuição dos diferentes equipamentos de aquisição, o que poderá ser utilizado no planeamento de campanhas de mar.

ACKNOWLEDGMENT: this work was partially supported by project AOB - REA and project ATOMS - FCT (PDCTM//P/MAR/15296/1999).