You are not Logged in!
Log in to check your messages.

Check todays hot topics

Search this site Advanced

Web2Project Sign in

BIOCOM - Bioacoustic Underwater Communications (short acronym)

bio-acoustic underwater communications project

BIOCOM - Building signaling methods for underwater communications with bioacoustic noise characteristics (original in Portuguese)

This project aims at studying bioacoustic noise patterns in the area of Cabo Frio and extract diel, cyclic, frequency and amplitude characteristics that may be used for underwater communications' signal modulation.
Partnership: IEAPM (Coordinator). People involved from UALG: S.M. Jesus (as external visitor).

Abstract:

O ambiente marinho pode atuar como canal para aplicações de comunicações acústicas submarinas, embora apresente diversos fatores que afetam o desempenho de tais processos. Nesse contexto, também deve ser considerada a presença de biomassa e da fauna marinha, como cetáceos, peixes e crustáceos, que afetam o desempenho dessas comunicações, uma vez que elevam o nível do ruído ambiente. Entretanto, tal ruído biológico não traz apenas efeitos negativos, já que existem técnicas de transmissão que embutem sinais na faixa de frequência desse ruído. Essas técnicas se tornam úteis em comunicações, onde a localização do transmissor e/ou os conteúdos de transmissão não podem ser identificados. Este projeto de pesquisa tem como proposta a caracterização dos sinais acústicos biológicos nas proximidades da Ilha do Cabo Frio em Arraial do Cabo – RJ e a transmissão de sinais de comunicação compatíveis com as características dos sinais bioacústicos costeiros estudados. A partir dos dados bioacústicos coletados, será realizada a caracterização das propriedades desses ruídos sob diversos regimes de perfil acústico, diuturno e sazonal. A etapa seguinte consistirá em desenvolver esquemas de sinalização, modulação e taxas de transmissão compatíveis com a caracterização dos sinais acústicos biológicos costeiros. Serão feitos vários experimentos de aquisição de dados e de comunicação na região, visando avaliar o desempenho dessa estratégia de maneira descritiva, com avaliações sobre sua real aplicabilidade.

Objectives:

    1. Analisar e caracterizar os dados bioacústicos adquiridos, a fim de obter estatísticas relevantes das suas principais propriedades.
    2. Propor esquemas de sinalização e modulação com taxas de transmissão compatíveis com as características dos sinais bioacústicos costeiros, de forma discreta e sem prejuízos à fauna marinha.
    3. Desenvolver metodologias específicas para aquisição autônoma de sinais bioacústicos em zonas costeiras.
    4. Realizar experimentos no mar envolvendo a coleta de ruído ambiental e transmissão de sinais de comunicação acústica, incorporando os esquemas de sinalização e modulação propostos.






last update: 17-Feb-2019

Partnership

Resources